Booking.com
Villa d´Este
Ver

Villa d’Este em Tivoli e suas fontes monumentais

Para quem procura um passeio inesquecível nos arredores de Roma, Tivoli é uma das melhores opções.

Villa d´Este

Em um único dia, você pode combinar as visitas à Villa Adriana, – uma das mais fascinantes mansões construídas durante o Império Romano – e à Villa d´Este. Ambas foram declaradas patrimônio mundial pela Unesco e representam uma ótima atração para uma gita fuori porta, ou seja, um passeio fora da cidade.

Villa d´Este

Desde o período da República, o território de Tivoli era muito amado pelos romanos pela sua posição estratégica. Além de situar-se em proximidade de fontes termais e das cascatas do rio Aniene, a cidade era famosa pelo ar puro. Essas características incentivaram personalidades como os imperadores Adriano e Traiano ou o poeta Orazio a construir mansões em Tivoli.

passeio por Villa d´Este

Nesse post você pode conferir todos os detalhes sobre a fascinante Villa Adriana, mas Villa d´Este não fica devendo nada em beleza nada para lugares mais famosos como os jardins do Palácio de Versalhes, na França.

Tivoli,Villa d´Este

A luxuosa villa foi construída pelo arquiteto Pirro Ligorio a pedido do cardeal Ippolito d’Este, o filho da poderosa Lucrezia Borgia. Vocês já assistiram alguma temporada do The Borgias?

Villa d´Este

O período era aquele por volta de 1500. Naquela época, no local da mansão existia a estrutura de um mosteiro beneditino e o grande desafio do arquiteto foi projetar um palácio que se adaptasse ao terreno com declives.

Villa d´Este em Tivoli

O edifício possui um lindo pátio e salas ricamente decoradas com afrescos, mas a maior atração de Villa d´Este são os seus jardins monumentais arranjados em terraços.  O terreno em declive foi aproveitado para a criação de espetaculares fontes em cascata projetadas por Pirro Ligorio e Giacomo della Porta.

Villa d´Este em Tivoli, Roma

Do alto do palácio, a vista de estátuas, chafarizes e fontes é muito cenográfica e revela o luxo ao qual não renunciavam os expoentes da igreja católica.

Villa d´Este em Tivoli

Você percorrerá corredores, escadas e vielas ornamentadas por belezas como a Grotta di Diana, a Fontana del Bicchierone (de Bernini) e até a chamada Rometta (pequena Roma), um modelo reduzido de monumentos importantes de Roma como a Ilha Tiberina e a figura da loba.

Villa d´Este em Tivoli

Entre as fontes, uma das mais famosas e surpreendentes é a Fonte do Órgão, que tocava música graças a um incrível sistema que usa a força hidráulica.  Durante um bom tempo, Villa d´Este sofreu com o degrado e o abandono, mas atualmente os jardins estão em ótimo estado de conservação e merecem uma visita.

Para quem pretende visitar Villa Adriana e Villa d´Este em um único dia, a Get your Guide, parceira desse site, organiza excursões de um dia para Tivoli. Para verificar detalhes do passeio, clique nesse link nos banners na lateral direita desse site.

Para chegar lá: Se estiver sem carro, pegue a linha B do metrô de Roma na direção Rebibbia e desça na estação Ponte Mammolo. Ali passam os ônibus da empresa Cotral (Roma-Tivoli) que chegam até à parada Tivoli – Largo Nazioni Unite. As passagens custam 1,30 euros e podem ser compradas na banca de jornal no interior da estação.

É bom saber: Os ingressos para a Villa d´Este custam 8 euros e a villa fica aberta em novembro, dezembro e janeiro das 8h30 às 16h. Em fevereiro, das 8h30 às 16h30. Em março das 8h30 Às 17h15. Abril das 8h30 às 18h30. Maio, junho, julho e agosto das 8h30 às 18h45. Em setembro, das 8h30 às 18h15. Em outubro, das 8h30 até 17h30.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *