
Espetáculo da natureza: os tapetes floridos de Castelluccio di Norcia
Castelluccio di Norcia. Uma palavra comprida e composta para nomear um lugar que no mapa italiano é um píxel, um pontinho colorido que praticamente desapareceu depois do terremoto de 30 de outubro de 2016.
Apesar de sua pequena dimensão, o paese ou vilarejo mais alto do Appennino, a 1452 metros, sempre foi um dos protagonistas do Parque Nacional dos Montes Sibilinos, que estende-se entre as regiões Úmbria e Marche.
Todos os anos, entre os meses de junho e julho, milhares de turistas lotavam Castelluccio di Norcia para contemplar o triunfo de cores do espetáculo da Fioritura ou florada das lentilhas cultivadas naquela área.
Tudo isso até que o burgo fosse “engolido”pelo tremor da terra e transformado em detritos, em pó e em fuga de moradores e turistas. Por algum tempo as estradas para chegar até lá foram interditadas. Ainda hoje o centro de Castelluccio di Norcia é off-limits e cercado por cartazes onde a escrita “zona rossa”indicam claramente que a circulação por ali é proibida.
Só que os antigos habitantes do vilarejo e produtores locais arregaçaram as mangas e continuam dedicando corpo e alma à plantação de lentilhas, símbolo e motor da economia de Castelluccio di Norcia.
Estive lá recentemente e nos arredores da cidade que não existe mais foram inaugurados poucas cafeterias/restaurantes e montadas barracas que vendem lentinhas e ensacados diretamente do produtor ao consumidor. No final de semana, o vilarejo voltou a receber centenas de visitantes e motociclistas que percorrem alegremente a estrada sinuosa que leva até Castelluccio di Norcia.
A viagem até lá é algo que você não esquecerá tão cedo. Assim que o seu olhar cruzar com os planaltos floridos de Pian Grande e Pian Perduto, emoldurados pelo céu azul do verão, a vontade é correr sem destino entre as inúmeras variedades de cores das flores de lentilhas.
Em Castelluccio di Norcia a natureza é ainda mais exuberante porque é imprevisível, e não pode ser completamente manipulada por humanos. Não é possível saber exatamente quando os campos floridos nos arredores de Castelluccio di Norcia atingirão o seu máximo esplendor, criando aquele efeito tapete colorido. Um verdadeiro espetáculo cromático e sensorial que enche os olhos e invade as narizes dos turistas que passam por lá.
Geralmente, o ápice do fenômeno acontece entre a última semana de junho e a primeira semana de julho, mas o clima incerto que caracterizou a primavera de 2019 acabou adiando a florada.
A data da semeadura e a intensidade das chuvas durante o inverno e a primavera também influenciam o calendário agrícola e, consequentemente, o aparecimento das flores.
Narcisos, violetas, margaritas, trevos, papoulas e outras espécies confundem-se com as pequeninas flores das famosas lentilhas de Castelluccio di Norcia, legume de prestígio que, em 1997, conquistou o reconhecimento europeu IGP (Indicação Geográfica Protegida). O amarelo intenso mistura-se ao vermelho, ao branco, ao verde intenso e ao delicado lilás, criando um efeito ótico mágico.
Para que todos possam escolher o momento mais propício para visitar o parque, graças a um projeto de crowdfunding, no site www.castellucciowebcam.it você pode acompanhar o contínua mudança das cores de sua paisagens, já que a câmera produz timelapses diários da região e registra novas fotos a cada cinco minutos. Se você for até lá, uma indicação importante é respeitar as flores e não pisar nelas para que todos os viistantes tenham a chance de contemplar o mesmo espetáculo.
A área do Parco Nazionale dei Monti Sibillini possui cerca de 70.000 hectares e em seu território ainda vivem animais como lebres e raposas, embora seja difícil observá-los durante o dia. Seu pico mais alto é o Monte Vettore (2476 metros) e uma de suas maiores atrações é o chamado Lago di Pilato e para quem é esportivo, o cenário é ideal para praticar trekking ou fazer um passeio a cavalo.
Para os fãs da sétima arte, vale a pena saber que no parque foram gravadas algumas cenas do filme Fratello Sole, Sorella Luna (Irmão Sol, Irmã Lua, 1972), de Franco Zeffirelli.
Sobre a região da Úmbria, leia também:
Rasiglia, o encantador vilarejo dos riachos na Úmbria
Bate-volta Roma Spoleto, patrimônio da humanidade na Umbria
Gubbio: Úmbria medieval que encanta
La Scarzuola, a mística cidade ideal na região da Úmbria
Bate-volta Roma Orvieto, uma experiência inesquecível
La notte del Barbacane, o histórico assalto à Città della Pieve
Perugina e a história de amor que inspirou o bombom Bacio
Como ir de Roma a Assis e aproveitar o melhor da cidade. Um tour que faz bem para a alma
Cascata delle Marmore: emoções primordiais na cachoeira mais alta da Europa
Viver a emoção de visitar o Santuário de Santa Rita de Cássia
Spello, o vilarejo dos becos e sacadas floridas na Úmbria
Isola Maggiore. A ilha de 15 habitantes e da poesia no Lago Trasimeno
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.
Boa tarde Anelise!
Sou repórter do programa Terra da Gente da EPTV, afiliada TV Globo no interior de São Paulo. Estamos programando uma série de reportagens na região central da Itália em junho. Um dos nossos destino é Castellucio di Norcia, do qual você escreve no blog. Poderíamos conversar a respeito?
Obrigado!
Olá! Claro! Conte comigo para o que precisar! Você poderia por favor me enviar e-mail para postitalyblog@gmail.com
Grazie