Se você não vem à Itália, levamos virtualmente a Itália até você!
Se você é uma daquelas pessoas que tinha programado uma viagem para a Itália e decidiu adiá-la, deixe de lado as frustrações.
Se antes da crise provocada pelo Covid-19 o país recebia anualmente uma média de 428 milhões de turistas, provavelmente esses números voltarão a aumentar assim que a fase mais crítica da epidemia for superada.
Não podemos fazer previsões sobre quando isso acontecerá, é verdade. No entanto, a Itália continua sendo o país com o maior número de sítios (55) classificados como patrimônio da humanidade pela Unesco. Se seus principais monumentos, como o Coliseu, Veneza e a sua laguna, os Sassi di Matera ou o centro histórico de Florença resistiram ao passar dos séculos, essas e outras belezas tricolores ainda estarão esperando para serem fotografadas por você, aqui.
Nesses dias nos quais o bom senso e não só as regras impostas pelo governo italiano nos convidam a passar mais tempo em casa (#iorestoacasa), aqui no Post-Italy.com inventamos um plano para enfrentar esse novo desafio sem deixar de levar, virtualmente, a Itália até vocês, leitores!
Se a Itália sempre foi apreciada por sua arte, por sua gastronomia, pela sua literatura, pela sua cultura, pelos seus vinhos, pelo design e pela moda, é ela que levaremos até você, com novos artigos e conteúdo original em nossas mídias sociais.
Enquanto os dias difíceis não passam, que tal aproveitar o tempo à disposição para aprofundar os seus conhecimentos sobre o país e a cultura italiana?
Nesse primeiro post de uma série, 10 sugestões para você colocar em prática em sua própria casa.
- Se você sempre teve vontade de aprender italiano, esse é o momento de comprar aquele guia de conversação para viagens e decorar pelo menos aquelas frases indispensáveis para interagir com os locais, para entender melhor o cardápio dos restaurantes, para fazer compras, para usar os transportes…Se preferir, use aplicativos como Babbel ou similares.
- A Itália tem vinte regiões e uma incrível variedade culinária. Que tal aproveitar para preparar uma típica receita italiana que você nunca provou antes? Aqui, algumas sugestões como o tiramisù, o risotto com trufas negras e Castelmagno ou o risotto con radicchio, receitas a base de tomates, o pesto genovês, típico da Liguria, um prato de spaghetti con bottarga, a receita toscana da schiacciata con uva ou crespelle de trigo-sarraceno, um ingrediente comum na cozinha da Valtellina, no norte da Itália. Italianos também usam muitas hortaliças para reduzir o consumo de sal. Então, se quiser saber mais sobre a culinária italiana, não deixe de ler também Hortaliças: aprenda a combiná-las em receitas italianas e 10 segredos para cozinhar a massa perfeita.
- Antes de planejar cada etapa de sua viagem, abra um mapa da Itália no seu computador e estude um pouco da geografia de suas regiões. Isso ajudará você a otimizar seus deslocamentos. Em seguida, faça o download do aplicativo Mapstr. Ele funciona como um diário de viagem no qual você pode criar mapas personalizados e comentar os lugares que visitar e compartilhar suas impressões com outros usuários.
- Principalmente em momentos de tensão, a música faz bem para a alma. Você pode acostumar os ouvidos com a sonoridade italiana escutando algumas das canções italianas recentes mais vendidas ranking do Itunes? São elas: Viceversa (Francesco Gabbani), Good Times (Ghali), Fai Rumore (Diodato), Neon: Le Ali (Marracash & Elisa), Rapide (Mahmood), Ringo Starr (Pinguini Tattici Nucleari), Me ne Frego (Achille Lauro), entre outras.
- Assistir a clássicos do cinema italiano, preferivelmente em língua original, é uma maneira de entrar em contato com a história e costumes locais. De diferentes gêneros, alguns imperdíveis: Novecento (1900, Bernardo Bertolucci), C’eravamo tanto amati (Nós que nos amávamos tanto, Ettore Scola), Il Gattopardo (O Leopardo, Lucchino Visconti), Una giornata particolare (Um dia muito especial, Ettore Scola), Nuovo cinema paradiso (Cinema Paradiso, Giuseppe Tornatore).
- Que tal aprender um pouco mais sobre a arte italiana ou fazer um tour virtual por alguns dos mais renomados museus italianos e explorar o seu vasto acervo artístico? Assim, quando você tiver a chance de estar pessoalmente diante daquela obra que sempre admirou aquele momento será ainda mais emocionante. Para começar, você pode ler os posts que escrevi sobre as Salas de Rafael, nos Museus Vaticanos, sobre A última Ceia, em Santa Maria delle Grazie, em Milão, sobre a escultura Êxtase de Santa Tereza, de Gian Lorenzo Bernini em Roma. Em seguida, faça uma visita às belezas das Gallerie degli Uffizi, explore a coleção dos Museus Capitolinos, e o acervo dos Museus Vaticanos.
- Para você ir pensando nas poses e no selfie que fará diante de monumentos icônicos e nos lugares mais “instagramáveis de Roma”, não deixe de ler o post 15 motivos fotográficos para visitar Roma. Primeiro você já vai se imaginado na cidade eterna. Depois, quando vier para cá, pode contar com os serviços de nossa fotógrafa profissional, que te acompanhará pela cidade com o maior prazer.
- A cultura enológica faz parte do cotidiano dos italianos e se um de seus sonhos é participar, por exemplo, de uma degustação de vinhos na Itália, programa que nós organizamos na Toscana e na área dos castelos Romanos, enquanto você aguarda esse momento poderia organizar, em sua casa, entre amigos, algo similar. Cada um leva uma garrafa de um vinho italiano, combinando antes qual será para não repetir a etiqueta. Claro que vocês não farão isso de estômago vazio. Então caprichem nos petiscos ou no cardápio!
- Itália combina com a arte de viver bem. Com passeios ao ar livre. Com o aperitivo ou happy hour, ritual ao qual os italianos foram obrigados a renunciar temporariamente. Momentos assim só foram adiados. No entretempo, você pode preparar em casa um típico aprtivo tricolor. É só ler o post Aperol Spritz e o ritual do aperitivo à italiana.
- Um dos hábitos mais comuns entre os italianos é aquele da pausa caffè ou da seconda colazione (segundo café da manhã). Aquela parada na cafeteria para degustar um espresso ou uma de suas inúmeras variações. Para os mais gulosos, a chance de devorar, aqui em Roma, delícias como um maritozzo. Esses dias os bares italianos só ficarão abertos até às 18h e, mesmo assim, devem garantir a distância de pelos menos um metro entre um cliente e outro. Para você ir se preparando e não fazer feio quando estiver por aqui, não deixe de ler os posts Pequeno dicionário das cafeterias italianas e Maritozzo: a doce consolação no café da manhã dos romanos. E enquanto a gente não volta a frequentar as cafeterias, a solução é preparar o café em casa com a Moka, um dos ícones do design italiano. Que tal comprar uma e degustar um café italiano depois de ler o post Para fazer bonito. Como preparar o café perfeito com a Moka.
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.