Booking.com
Jardins de Villa Lante em Bagnaia, Viterbo, Lácio
Parques e perfume de naturezaVer

Villa Lante em Bagnaia, os jardins que superam o conceito de beleza

Todo mundo sabe que nos últimos anos Roma é um alvo fácil para viajantes assíduos e ferozes críticos do setor turístico. Quem vive aqui sabe de cor e salteado quais são os problemas da cidade. No entanto, nem todo mundo lembra que poucas capitais do mundo concentram em sua superfície um patrimônio cultural, paisagístico e artístico tão relevante e não tão fácil de ser administrado.

Villa Lante em Bagnaia, Viterbo

A herança de sua longa história é evidente nos quatro cantos da cidade e em seus arredores. Se não fosse assim, Roma não receberia tantos turistas: mais de 10 milhões de pessoas nos primeiros nove meses de 2017.

Villa Lante em Bagnaia, Viterbo

Poucas cidades possuem amplas áreas verdes e vilas monumentais como Roma. Villa Pamphilj, Villa Borghese e Villa Torlonia são só algumas delas.

Villa Lante em Bagnaia, Viterbo

Se você estiver de passagem pela capital e procura um bate e volta não muito distante, uma das minhas sugestões de passeios é o combo Viterbo + Villa Lante.

Villa Lante em Bagnaia, Viterbo

Para descobrir a importância de Viterbo você pode ler o meu post  Viterbo e o espetáculo da Macchina di Santa Rosa. Só para você ter uma ideia, ali aconteceu o conclave mais longo da história da igreja católica e, todos os anos, a cidade é palco de um sugestivo evento religioso conhecido como Macchina di Santa Rosa.

Villa Lante em Bagnaia, Viterbo

Villa Lante fica em Bagnaia, a quatro quilômetros de Viterbo, e o lugar é considerado um dos mais belos jardins renascentistas italianos. Entrando lá você nota a união perfeita entre arquitetura e paisagem. 

Villa Lante em Bagnaia, Viterbo

A ideia inicial era construir uma residência de veraneio para os bispos de Viterbo. O lugar foi erguido a partir de 1566 e o projeto arquitetônico previa a construção de dois edifícios idênticos mas finalizados em diferentes períodos. Ambos ficam no alto do de um terreno circundado por jardins geométricos e fontes monumentais; uma à esquerda e outra à direita.

Villa Lante em Bagnaia, Viterbo

O primeiro foi encomendado pelo cardeal Gambara ao arquiteto Japoco da Vignola, profissional que prestava serviços à poderosa família Farnese e que construiu o Palazzo Farnese de Caprarola, outra atração renomada da região do Lácio.

Villa Lante em Bagnaia, Viterbo

Gambara deu o seu nome à primeira villa, enquanto a segunda foi completada por Montalto, um cardeal de apenas 17 anos e sobrinho do Papa Sisto V.

Villa Lante em Bagnaia, Viterbo

O interior dos edifícios é rico de afrescos, tetos decorados e móveis imponentes, mas os protagonistas de Villa Lante são os seus jardins. A melhor maneira de observar toda a sua beleza é do alto. Assim você notará a meticulosidade com a qual eles foram projetados.

Villa Lante em Bagnaia, Viterbo

A água também é um elemento fundamental na decoração da Villa Lante. Várias cascatas alternam-se a fontes e grutas, criando um cenário único. Não por acaso, em 2011 os seus jardins foram eleitos os mais belos da Itália (Concorso Nazionale Parchi e Giardini).

Villa Lante em Bagnaia, Viterbo

Uma das fontes principais é a Fontana dei Mori ou Fontana del Quadrato, no centro dos jardins, decorada com as figuras de quatro atletas, barcos e os símbolos da família do cardeal Montalto.

Villa Lante em Bagnaia, Viterbo

Outras fontes não menos surpreendentes são aquela de Pégaso – o cavalo alado símbolo de imortalidade – e a fonte dos gigantes que representam os rios Tibre e Arno, simbolizando a aliança entre a Toscana e o Lácio.

 Villa Lante em Bagnaia, Viterbo

Os jardins também são atravessados por uma longa e cenográfica cascata e pela fonte do dilúvio, uma espécie de gruta “vigiada” por duas estátuas gigantes. Cada fonte possui uma particularidade e é impossível sair de lá sem ceder à tentação de fotografar cada detalhe da Villa.

Villa Lante: Via Jacopo Barozzi, 71 – Bagnaia (Viterbo). Aberta de terça a domingo das 8h30 às 17h30. Ingressos: 5 euros. Gratuito no primeiro domingo de cada mês.

PULE A FILA E COMPRE INGRESSOS ANTECIPADOS

Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações de Roma.

RESERVA DE HOTÉIS

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

Booking.com 

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *