Booking.com
porta santa
Informações práticasVaticano

Como é participar da peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro

No último dia 8 de dezembro teve início o Jubileu da Misericórdia, com a tradicional cerimônia de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro.

Jubileu da Misericórdia em Roma

Na ocasião, o pontífice pronunciou a seguinte frase: “Abram-me as portas da justiça”.

Ano Santo em Roma

O evento é previsto a cada 25 anos pelo calendário católico, mas acontece extraordinariamente em 2016 graças a uma decisão anunciada por papa Francisco durante o segundo aniversário de sua eleição ao Pontificado.

Nesse post expliquei o significado do Ano Santo e os detalhes para reservar a sua peregrinação até à Porta Santa da Basílica de São Pedro.

Vaticano em Roma

Fotos: A. Santucci

O procedimento é bem simples. Inicialmente, basta acessar o site oficial do Jubileu da Misericórdia e registrar-se, fornecendo ao portal seus próprios dados.

Basílica de São Pedro, Vaticano, Itália

Em seguida, de acordo com a disponibilidade, você pode escolher a data e em qual faixa horária pretende participar do evento (7h-13h ou 13h30-17h). É importante sublinhar que você não deve pagar nada para participar da peregrinação.

Basílica de São Pedro em Roma

Sugiro que faça a sua reserva com antecedência, assim que souber com certeza a data de sua viagem à Roma.

A Segreteria Organizzativa per il Giubileo avalia os pedidos e, através de um e-mail, envia uma resposta com a confirmação de sua reserva e um voucher que precisa ser impresso e apresentado aos organizadores do percurso de peregrinação.

Roma, Basílica de São Pedro

No dia e hora marcados, o ponto de encontro dos peregrinos é uma barraquinha bem visível montada nos arredores do Castel Sant´Angelo, quase no cruzamento com a Via della Conciliazione.

Os documentos são controlados por voluntários do evento e cada participante recebe um folheto (disponível em várias línguas) com as orações que serão pronunciadas durante as quatro paradas previstas no percurso de peregrinação.

Vaticano, Roma, Itália

Cada grupo de fiéis é acompanhado por um padre e a peregrinação acontece enquanto a basílica também permanece aberta à visita de turistas.

O percurso é breve e simbólico. Começa na Via della Conciliazione, tem o seu clímax com a passagem de poucos segundos pela Porta Santa e é concluída no interior da Basílica de São Pedro, diante do túmulo de São Pedro.

guarda suíça em Roma

Antes de atravessá-la, quem quiser pode ajoelhar-se e apoiar a própria testa na Porta Santa.

Papa Francisco declarou que a intenção de um Jubileu extraordinário é colocar em evidência o papel da igreja católica como testemunha da misericórdia e que as portas abertas da igreja oferecem aos fiéis a certeza de encontrar o perdão.

Praça São Pedro em Roma

Cada participante decide participar da peregrinação por motivos pessoais, por uma conversão espiritual ou para reforçar a própria fé e o encerramento do Jubileu da Misericórdia acontece no dia 20 de novembro de 2016.

Voucher enviado para o e-mail dos peregrinos

Voucher enviado para o e-mail dos peregrinos

Leia também:

As imperdíveis basílicas papais de Roma

Jubileu da Misericórdia em Roma: 10 curiosidades

Reservar a sua passagem pela Porta Santa

Café da manhã e visita antecipada aos Museus Vaticanos

Atrações da Basílica de São Pedro

Vista espetacular de Roma: a cúpula da Basílica de São Pedro

Conhecendo o exterior da Basílica de São Pedro

Manual de sobrevivência para visitar a Praça São Pedro, no Vaticano

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *